contador

Eu vô !!


Pato Branco, 08 de fevereiro de 2011

Eu Vô !!!
Por: Leandro Fantinel

Jonathan Magiyagbe foi o primeiro africano a ocupar o mais alto cargo de Rotary International, em sua gestão (2003/2004) deu destaque à família rotária e pregou a importância de cultivar a amizade e estreitar o relacionamento entre os rotarianos enquanto família; o que chamamos de companheirismo.
Em Rotaract temos uma diversidade de oportunidades para praticar o companheirismo, e sem dúvidas a mais importante delas são os encontros e eventos de Rotaract.
Nossos eventos se dividem em dois grupos: os de treinamento para as novas lideranças, com atividades de instrução e motivação, e aqueles que oferecem oportunidades de orientação continuada com atividades de atualização e reciclagem.
No entanto, além de instrução e orientação, esses encontros proporcionam intenso companheirismo, ressaltam a importância dos valores humanos e incentivam o envolvimento de todos. Alem disso, somos um movimento para a Juventude, formado por jovens e não podemos nunca nos esquecer deste que é o maior diferencial de Rotaract, a jovialidade. Precisamos celebrar a vida e não podemos nunca, jamais deixar que nosso espírito jovem se apague.
Esta questão de participação em eventos, tem rendido constantes observações nas REPRESETE´s em muitos distritos. É inegável a importância da participação em eventos, tanto dos novos quanto dos velhos e por que razão não dizer dos futuros Rotaractianos, pois são nos eventos e encontros que alem dos conhecimentos, orientações e treinamentos, aproveitamos para “recarregar as baterias”, sentir nas veias ao perceber que não estamos sozinhos em nossa comunidade ou em nosso distrito, ou seja, sentir a real dimensão do movimento que participamos. Não é difícil encontrar um companheiro que tenha voltado de um encontro com vontade de mudar o mundo e fazer coisas extraordinárias. É também nos encontros que temos a singular oportunidade de trocar experiências, nos conhecer, criar e fortalecer grandes amizades, alem de expandir nossa rede de contatos. Eu já dizia há muito tempo, desde os encontros de Interact, que esse é nosso maior tesouro, essas amizades e essa teia de contatos construída despropositadamente e que será de utilidade desigual no futuro para nossos projetos pessoais, profissionais ou Rotários.
Alguns companheiros costumam dizer que evento tal não é importante porque tem pouca informação, que em evento tal somente se faz festa. Pois baseado na linha de raciocínio acima e nos mais de 11 eventos em que participei durante os sete anos que faço parte do movimento de Rotaract e outros de Interact, afirmo categoricamente que isso não é verdade, pois nunca vi e acredito que jamais seria aceitável um encontro sem oportunidades de instrução. E digo mais, a qualidade de nossos eventos tem aumentado e as comissões organizadoras se superado a cada evento. Mesmo assim temos observado sempre um numero baixo de participantes nos eventos e o que é bastante curioso, somos sempre os mesmos.
Qual seria o motivo? O valor das inscrições certamente não é, pois tenho certeza que muitos de vocês já gastaram cifras superiores em um ou dois finais de semana. Lembro aqui de uma celebre discussão na ADIRC em Marechal 2006, onde o RDR Gilson Metz, muito oportunamente ressaltou que está faltando é comprometimento dos companheiros, os companheiros precisam assumir que a participação em nossos eventos é de sua obrigação, não é uma obrigação imposta, mas percebam que cada vez que um companheiro deixa de ir a um evento ele perde e eu perco, pois acaba de me ser negada a oportunidade de fazer uma nova amizade, ouvir suas experiências, contar as minhas e aprender com isso.
Você, companheiro(a), que esta lendo este artigo, seja um fomentador deste ideal, divulgue em seu clube, acredite e divulgue os eventos entre seus companheiros, principalmente os que nunca participaram, e os incentive a participar. A Conferência Nacional em Campo Grande - MS foi qualquer coisa de espetacular, eu estive lá. Em Abril teremos a ADIRC em Santa Terizinha, em junho a CODIRC em Pato Branco; e em Setembro o ENROPA em Foz. Eu certamente estarei lá e se algum companheiro decidir ir depois de ler esse artigo. Sem duvidas já terá valido todo o meu esforço por este movimento até aqui.
Para encerrar, reproduzo uma frase que foi dita na Celebração Presidencial sobre a Família Rotária, ocorrida em São Paulo em 2005: “Sejamos uma verdadeira família rotária. Viemos ao mundo no seio de uma família, à qual devemos à existência e saímos dela para realizar a própria vocação da vida.”

A gente se vê por ai, porque “Eu Vô”.

Um forte abraço,
Rotaractianamente
Leandro Fantinel
Rct. Pato Branco Vila Nova
RDR Eleito 2011-12
D. 4.460 – Paraná – Brasil.